É impressionante o modo como a manufatura aditiva vem revolucionando os meios de produção, e até mudando diretamente a vida das pessoas. É possível fabricar próteses de baixo custo, fazer moldes para fundição, imprimir peças para robôs, partes de motos e carros e muito mais! Confira agora os TOP 5 VÍDEOS DE IMPRESSÃO 3D sobre histórias interessantes que separamos para você:
Top 1: Próteses impressas em 3D mudando vidas
“Quem deve dizer a alguém que você não pode ter uma perna ou um braço?”, esse foi o pensamento do engenheiro Lyman Connor ao saber sobre os altos valores de próteses. Como ele já trabalhava com impressoras 3D e conhecia suas vantagens em relação à economia e liberdade de design, pensou que seria a oportunidade perfeita para criar uma prótese de baixo custo utilizando a impressão 3D.
Foi através da divulgação dessa ideia, que o engenheiro chegou até Sean O’ Connor, um garoto que realmente precisava que as próteses fossem mais acessíveis para adquirir a sua. Depois de várias tentativas frustrantes com próteses funcionais que fracassavam, Sean estava quase desistindo, mas com a ajuda de Lyman ele teve sucesso.
Conheça a prótese impressa em 3D:https://www.youtube.com/watch?v=DZEC7u9HwYQ&t=
Top 2: Fabricação ágil em robótica com Impressão 3D
Na RightHand Robotics, os testes de design não terminam quando um produto é enviado para produção. A capacidade de fazer alterações no design de um produto durante o processo de produção com impressoras 3D – manufatura ágil – possibilita que engenheiros e projetistas aprimorem continuamente os produtos finais.
Anteriormente, eles já terceirizavam muitas peças com impressão 3D, porque as impressoras 3D pareciam absurdamente caras. Porém, com a adoção de uma impressora 3D desktop SLA eles tiveram um acesso mais fácil à prototipagem. Eles realmente alteraram todo o processo de design, de modo obtiveram uma maior liberdade de design antes mesmo de prototipar.
Saiba como a impressão 3D torna ágil a manufatura robótica:
Leia também: Cinco áreas-chave para aplicação da impressora 3D
Top 3: Heineken: Garantindo o fluxo de produção com impressão 3D
A fábrica de Sevilha é capaz de produzir até 500 milhões de litros de cerveja por ano. Mas a Heineken está sempre buscando novas formas de melhorar a eficiência na sua linha de produção. É por isso que eles decidiram incorporar impressoras 3D em sua fábrica. Depois de criar um laboratório de impressão 3D interno, a equipe definiu metas para melhorar o processo de fabricação em termos de produção, tempo de atividade e segurança.
Por meio da impressão 3D de ferramentas, acessórios e peças de uso final funcionais para a linha de fabricação sob demanda, a Heineken conseguiu otimizar a funcionalidade e a disponibilidade de tempo. Ao ajustar o design de peças funcionais da máquina, a Heineken aumentou a eficiência da linha. As ferramentas personalizadas tornaram as trocas de manutenção e produção consideravelmente mais fáceis e rápidas para os funcionários.
Veja como a Heineken usou as impressoras 3D:https://www.youtube.com/watch?v=cAotOr52lXU&t
Top 4: Tarso Marques e o uso de impressoras 3D no setor automobilístico
A oficina do Terso Marques é uma das mais conhecidas por fabricar automóveis personalizados no Brasil. A tecnologia trouxe mais agilidade, praticidade e qualidade para os acabamentos de peças e moldes de carros, além de motos e aviões, como é o caso dos projetos customizados pelo ex-piloto Tarso Marques, que comanda o estúdio de customização do quadro “Lata Velha” no Caldeirão do Huck e no Autoesporte, da TV Globo.
Antes de adquirir as impressoras 3D, muitos processos eram terceirizados. Isso fazia com que as peças levassem muito tempo para ficarem prontas, além do alto custo e limitação de design. Porém, com o avanço das impressoras 3D desktop e com o suporte da Wishbox, eles conseguiram ter acesso fácil à prototipagem realmente alterando todo o processo de produção da oficina TMC.
Conheça o trabalho do Tarso Marques com impressão 3D:
Leia também: Camaro 1974: Personalização de body kit com impressora 3D.
Top 5: Fundição de peças de metal a partir de impressão 3D
A Sylatech é uma empresa de fundição alinhada ao conceito da Indústria 4.0, que utiliza impressoras 3D Ultimaker para acelerar seu processo de desenvolvimento de produtos. A empresa possui clientes nas áreas aeroespacial, defesa, médica, automotiva e de construção, e antes de usar a impressora 3D, seus clientes precisavam investir em ferramentas caras para fabricar a geometria específica em metal.
Normalmente, 30% dos projetos precisam de alterações após o primeiro protótipo. Usando as impressoras 3D para criar o protótipo de metal, as chances de modificações no ferramental são minimizadas. Então, essa medida otimiza o tempo e as despesas. Os protótipos podem ser impressos antes de investir em ferramentas caras para produção de maior volume, diminuindo o risco de alterações.
Confira a história da Sylatec:
O que achou dos vídeos de impressão 3D?
E aí, o que achou desses 5 vídeos? Gostaria de ver outra história que não contamos aqui? Deixe nos comentários! E se você curte vídeos desse tipo, pode conferir ainda mais vídeos de impressão 3D no nosso canal do Youtube.
A crise mundial devido a pandemia do novo coronavírus, fez com que muitas pessoas tivessem que se reinventar, criando maneiras inovadoras para ganhar dinheiro e…
Ainda não sabemos completamente o que esse “novo normal” significará para a economia global. Mas está claro que a indústria de alimentos e bebidas estão…