Com a recomendação geral de quarentena, o trabalho em home office é a principal iniciativa tomada pelas empresas e instituições para evitar a proliferação do coronavírus, e com isso, o tempo ocioso tende a ser maior. Mas e aí… O que fazer na quarentena com esse tempo livre?
Bom, se você tem acesso à uma impressora 3D, temos algumas sugestões de coisas que você pode fazer para tornar esse tempo mais produtivo.
Confira essa lista sobre o que fazer na quarentena com sua impressora 3D:
Ou se preferir, ouça este conteúdo no nosso #Wishcast:
1- Imprima ferramentas úteis
Durante a quarentena, experimente usar sua impressora 3D para imprimir ferramentas e acessórios úteis no dia a dia. Existem plataformas de projetos 3D gratuitos, mas nós separamos alguns projetos de ferramentas que podem ser úteis se você trabalha com impressão 3D: – Razor scraper: Essa espátula de mão impressa em 3D com lâmina é perfeita para auxiliar na retirada de sua peça da impressora de forma mais rápida; – Sanding tool: Essa ferramenta permite você testar vários tamanhos de lixas; – Morsa: O projeto desta morsa possui todas as suas peças impressas em 3D, é super fácil de montar e pode ser útil fixar uma peça que necessite de acabamento; – Hand-screw Clamp: Essas garras podem servir para ajudar a colar duas peças juntas, por exemplo. – Tool Holder: Esta ferramenta é ótima para manter seu local de trabalho organizado, e pode ser pendurado diretamente na impressora 3D.2 – Aproveite para imprimir projetos legais
Se no dia a dia da empresa falta disponibilidade da impressora 3D, a quarentena pode ser a hora ideal para imprimir projetos legais para decorar sua mesa de escritório, a casa, ou presentes para a família. Você pode navegar em sites de arquivos 3D e repositórios online e escolher entre milhares de projetos disponíveis na internet para imprimir em 3D. Nesse outro post, separamos alguns projetos legais e úteis para você imprimir.3- Desenvolva as habilidades de modelagem 3D
A modelagem 3D requer muita prática, e você pode aproveitar o tempo em quarentena para se dedicar a aprender ou aprimorar essa habilidade. Existem cursos online de ferramentas CAD, inclusive alguns cursos gratuitos e muito bons que podem capacitar você para modelagem 3D em alto nível. Vale lembrar que a demanda por profissionais bem qualificados em modelagem 3D aumenta conforme a tecnologia de impressão 3D se populariza nas empresas. Se você puder modelar um projeto e em seguida imprimir ele, terá uma excelente curva de aprendizado.4 – Pesquisa & desenvolvimento de produtos
O escritório da empresa pode estar fechado e as equipes trabalhando em home-office, mas isso não quer dizer que a pesquisa & desenvolvimento de produtos da sua empresa precisa parar. Pelo contrário, e equipe pode aproveitar o tempo em retiro para focar no desenvolvimento de algum projeto que esteja na linha de criação. Apenas com acesso à uma impressora 3D, você poderá trabalhar na produção de protótipos e peças para se preparar para o lançamento de um novo produto. Aliás, tratamos um tema interessante sobre lançamento de produtos após a crise nesta matéria: 6 dicas para superar a crise econômica.5 – Manutenção preventiva
Uma impressora 3D desktop de qualidade não exige manutenção e intervenções constantes, mas de tempos em tempos é importante realizar alguns procedimentos de manutenção preventiva para garantir seu bom funcionamento. Aproveite o tempo mais livre para:- Higienizar a impressora 3D: A área interna da impressora 3D tende a acumular resíduos de filamento, cola e poeira, por isso recomenda-se fazer a higienização. É especialmente importante limpar a plataforma de impressão, veja aqui como fazer isso.
- Verificar a tensão das correias: As correias dentadas que movem os eixos, podem apresentar um pouco de folha, e recomenda-se ajustar isso. Caso haja desgaste nos dentes, será necessário trocar por correias novas.
- Lubrificar os fusos do eixo Z: Com uma pequena quantidade de graxa azul
- Lubrificar as guias dos eixos X e Y: Com uma gota de óleo de máquina Singer.
- Atentar para possíveis ruídos e barulhos que possam acontecer durante a operação da impressora. Se não foi resolvido pelos procedimentos mencionados acima, pode haver a necessidade de substituir algum rolamento.
- Limpeza do extrusor: É recomendável realizar um procedimento de método atômico ou cold pull, para eliminar resíduos de carbonização no bico do extrusor.
- Substituir componentes do extrusor: O Bico (noozle) e o tubo PTFE são componentes consumíveis e é recomendável substituí los depois de muito tempo de uso. Se sua impressora 3D trabalha com unidade removível como print core ou smart extruder, você pode simplesmente trocar toda a unidade.