As Universidades modernas buscam cada vez mais proporcionar um ensino de qualidade, que aproxime os alunos da realidade de suas futuras carreiras. Porém, aplicar uma nova proposta de ensino que aborde exatamente as situações cotidianas do ambiente de trabalho é um grande desafio! Não é mesmo? Mas a metodologia com impressão 3D pode virar o jogo!
Pensando nisso, a Universidade Catarinense UNIFEBE, resolveu revolucionar a forma como ensinar nos cursos de Engenharia. Através do projeto Hands-ON – contando com o apoio do Laboratório de Inovação (In3D) – os alunos puderam vivenciar a experiência de desenvolver um projeto de engenharia mecânica desde a sua idealização até a concepção final. Confira:
Orientador auxiliando equipe no desenvolvimento do seu projeto
O projeto Hands-On
O projeto Hands-On da UNIFEBE, foi inaugurado oficialmente em abril de 2017 e já está em sua 5ª edição em 2019. O núcleo do projeto envolve a proposta de um desafio, que visa engajar alunos de diversas disciplinas do curso de Engenharia, com um tempo curto e recursos limitados.
Esse projeto interdisciplinar tem o objetivo de desenvolver habilidades práticas articuladas dos alunos com conhecimentos teóricos e práticos, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe, através da comunicação oral e escrita, integrando os acadêmicos.
“Os alunos já vem com perguntas específicas. Perguntas de alunos que já haviam feito experimentos e viram que o projeto estavam no caminho certo, ou não”
– Prof. Esp. Eng. Luciano Pinotti
Um outro ponto interessante da proposta é o fato dos grupos incorporarem alunos de todas as etapas de ensino do curso, contando portanto com alunos experientes e já desafiados previamente e alunos inexperientes que estão sendo iniciados em sua área.
Isso dá uma nova dimensão ao trabalho em equipe, pois alunos inexperientes devem aprender com os veteranos, e seus veteranos por sua vez devem transmitir liderança e coordenar de forma efetiva.
Hands-ON: O desafio da edição 1
Na sua primeira edição, o desafio do projeto foi desenvolver um protótipo de dispositivo mecânico para controle de massas (também conhecido como balança), que necessitava medir de forma eficiente objetos entre 200g e 1000g.
Mas se você já acha que parece um projeto complexo para se “bolar” em uma semana, vai ficar assustado em descobrir que o projeto possuía um custo máximo abaixo de R$10,00, apesar de que poderia ser utilizada sucata disponibilizada pelo centro e também é claro, podiam aplicar a metodologia com impressão 3D.
E esse último detalhe pode muito bem ser o que possibilitou o sucesso das equipes. :
O grupo vencedor foi o grupo “Thomas Alva Edison”, que conseguiu medir de 100g a 1600g e atendeu de forma fiel os requisitos impostos pelo desafio.
Impressão 3D como elemento-chave no projeto
Os alunos tiveram acesso a toda a estrutura do Laboratório de Inovação (In3D) da UNIFEBE. Com a impressão 3D a disposição, os grupos tiveram a possibilidade de testar várias ideias mesmo com o curto prazo, e foi justamente a prototipagem rápida que possibilitou que várias soluções fossem encontradas para resolver o problema.
“O nosso projeto é 80% impresso em 3D. Então pudemos fazer um design inovador e ainda desenvolver de forma rápida. Deixamos o projeto imprimindo a noite toda e no dia seguinte as peças estavam todas prontas”
– Acadêmico 7ª fase do curso de Eng. Mecânica, Luiz Fernando Zen
Com as impressoras 3D e muita criatividade, os alunos conseguiram superar as metas que foram dadas durante a semana e conseguiram entregar designs inovadores de forma rápida, barata e eficiente.
A adesão de instituições de ensino à nossa tecnologia nos faz acreditar cada vez mais num futuro brilhante para os novos profissionais do Brasil. . A metodologia da UNIFEBE, de forma tão efetiva, serve de inspiração para que mais instituições de ensino no Brasil possam aproveitar as possibilidades criadas por uma impressora 3D.
A tecnologia de impressão 3D na Universidade, aliada a metodologias como o Hands-On permite aos alunos antecipar a vivência às futuras situações encontradas e soluções desenvolvidas em sua carreira. Afinal de contas, é isso que faz um engenheiro. Ele cria soluções para quaisquer tipos de problema, com prazos curtos e dificuldades nem sempre previstas.
“A partir do momento que a mídia divulgou a implementação do Centro de Inovação na UNIFEBE, a procura externa de acadêmicos e empresários buscando por parcerias aumentou”
– Reitor da UNIFEBE, Prof. Dr. Günther Lother Pertschy
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