Os materiais de suporte para impressão 3D desempenham um papel significativo no resultado de projetos.
Eles tornam possível criar geometrias complexas sem afetar significativamente a estética do produto final impresso.
Existe uma variedade de materiais de suporte à sua escolha, cada um com diferentes vantagens.
Por que os materiais de suporte são importantes?
Com a impressão 3D FFF (fabricação de filamento fundido), os objetos são criados em camadas, de baixo para cima.
O filamento derretido passa pela extrusora da impressora 3D e constrói o item impresso, camada por camada.
Cada nova camada requer a camada abaixo para apoiá-la.
Os problemas surgem quando um design de impressão possui uma saliência ou uma parte que ficaria suspensa no ar.
É aqui que os materiais de suporte podem ajudar.
Eles criam um “suporte” no qual o filamento derretido pode ser colocado.
O material de suporte é removido após a finalização da impressão, deixando o material impresso intacto e na posição correta.
Isso oferece uma liberdade de design muito maior, permitindo a criação de geometrias complexas, com pouquíssimas restrições.
Leia também: Materiais resistentes à temperatura: Guia para iniciantes
Usos comuns de materiais de suporte
Os materiais de suporte permitem que você crie peças mais complexas.
Os arquitetos, por exemplo, podem imprimir projetos conceituais mais ousados em 3D.
Engenheiros e projetistas têm total liberdade em seus projetos e não estão sujeitos às limitações dos métodos tradicionais de fabricação, como fresamento ou moldagem.
Auxiliares de fabricação (como ferramentas, gabaritos e acessórios) podem ser personalizados para tarefas específicas.
Mesmo modelos complexos com partes móveis separadas podem ser impressos de uma só vez.
O que mais você deve saber?
Materiais de suporte com extrusão única: Se estiver usando uma impressora 3D de extrusão única, você precisará criar suportes com o material no qual está imprimindo sua peça. Isso ocorre porque as impressoras de extrusão única só podem imprimir com um material de cada vez. Isso significa que seu suporte seguirá bem o modelo. As impressões também têm menos probabilidade de falhar, pois não há problemas de compatibilidade. No entanto, é mais difícil remover o material de suporte após a impressão e a qualidade da superfície pode ser adversamente afetada.
Material de suporte destacável: Materiais de suporte removíveis manualmente, como Breakaway Ultimaker, tendem a ser usados por aqueles que imprimem com impressoras 3D de extrusão dupla. Eles são um material diferente do filamento usado para criar a peça impresso, fáceis de remover e reduzem o impacto na qualidade da superfície. No entanto, ao trabalhar com esses materiais de suporte, considere a compatibilidade. Materiais de suporte específicos aderem mais efetivamente a alguns materiais de construção do que outros.
Veja na tabela abaixo quais materiais são compatíveis com nosso material de suporte Breakaway:
Material de suporte solúvel: Materiais de suporte solúveis são uma opção bem popular para impressão 3D de extrusão dupla. Esses suportes se dissolvem na água, o que significa que não afetam a qualidade da superfície. Eles também oferecem liberdade de design excepcional. O material de suporte solúvel é a opção preferida para a impressão de conjunto de peças móveis ou peças de uso final.
Bloqueadores de suporte: Às vezes, o material de suporte é adicionado em partes da peça que poderiam ser impressas sem ele. A qualidade da superfície também é menos importante em algumas partes de uma peça do que em outras. Nesses casos, usar a função de ‘bloqueadores de suporte’ (ou ‘support blockers’) no Ultimaker Cura é altamente eficaz.
Teste de funcionalidade: Sempre verifique se seus suportes podem ser impressos, para que possam ser facilmente removidos assim que a impressão for concluída. Por exemplo, uma impressão de suporte que está presa dentro de seu modelo pode limitar sua funcionalidade.
PVA: O PVA é o material de suporte solúvel mais comumente usado. Ele se dissolve rapidamente em água após a impressão e até funciona com estruturas altamente complexas. Esteja ciente de que o PVA atrai umidade, por isso é importante armazená-lo adequadamente quando não estiver em uso.
Aqui está uma rápida análise de quais materiais são compatíveis para uso com PVA:
Leia também: O que são filamentos flexíveis e qual deles você deve escolher?
Conheça a parceria da Ultimaker de materiais de suporte
Algumas aplicações avançadas de engenharia exigem uma temperatura mais alta ou um tipo diferente de material que não funciona bem com o PVA normal.
Pensando nisso, a Ultimaker consolidou parceria com outras fabricantes de materiais para impressão 3D com carga, ou seja, com adição de outros compósitos na sua fórmula.
Se quiser saber mais sobre materiais de suporte com perfis de impressão pré-configurados para impressoras 3D Ultimaker, você pode encontrar mais navegando no Ultimaker Marketplace.
Você também pode baixar gratuitamente o nosso Guia Avançado de Materiais Ultimaker e abrir o leque de possíveis aplicações usando os materiais originais da Ultimaker.