Wishbox Technologies

Beleza transformadora: L’Oréal se prepara para o futuro com impressão 3D

No mundo do varejo, as expectativas e os hábitos de compra estão mudando – e isso têm acontecido de forma exponencial. “Nossos consumidores mudaram muito nos últimos três anos – mais do que nos últimos 30 anos”, disse Anne Debauge, gerente digital de embalagem e desenvolvimento da L’Oréal. “Agora eles querem tudo, a qualquer hora e de qualquer lugar.”

Para ter sucesso, adapte-se

Essa mudança, no entanto, significa que as empresas devem se adaptar, com visão de futuro e inovações para permanecerem à frente da concorrência. Por isso, a L’Oréal iniciou um projeto de transformação digital.
A principal prioridade do projeto é uma resposta direta à ambição do consumidor: acelerar o tempo de lançamento no mercado. Isso exigia uma mudança nos bastidores – que poderia ser alcançada com o uso de impressoras 3D. Ao usar a tecnologia, durante o desenvolvimento de um molde para injeção de embalagens, a L’Oréal conseguiu passar de uma ideia para um protótipo físico em menos de um ou dois dias – uma melhora bastante significativa em relação aos seis meses que levaria usando os métodos tradicionais de fabricação. Usando a impressão 3D, segunda uma publicação no blog da L’Oréal, a empresa criou 14.000 protótipos de embalagens só em 2017.
loreal futuro com impressao 3d wishbox
A L’Oréal usa impressoras 3D para criar protótipos de embalagens para vários produtos
A L’Oréal também usou impressoras 3D para criar ferramentas para controlar a qualidade do produto – gabaritos que ajudariam a posicionar etiquetas com precisão exata, por exemplo – e peças de reposição para fábricas de embalagens. “Para um novo formato de embalagem, o atraso poderia ser de até 15 semanas para transportar e ter um novo formato de peça de reposição de um frasco”, disse Debauge. “Com a impressão 3D, podemos imprimir internamente e é muito rápido para a equipe iniciar a produção”. Leia também: Garantindo a continuidade de produção com impressão 3D na Heineken

Comece pequeno, termine grande

Em dezembro de 2018, a L’Oréal adotou 27 impressoras 3D, usadas por equipes de embalagem nos Estados Unidos, Ásia e Europa. Mas a transformação da L’Oréal foi gradual, começando com uma máquina Ultimaker 2 Go. Isso permitiu que os engenheiros pudessem desenvolver um entendimento da tecnologia, além de convencer a diretoria de que avançar e ampliar o projeto era benéfico para os resultados e as práticas de negócios. Posteriormente, a empresa inaugurou um laboratório 3D interno, atualizando as máquinas para quatro impressoras 3D Ultimaker 3. E então veio a oportunidade de testar a Ultimaker S5. “É realmente ótimo, os resultados são muito bons ”, disse Debauge. “Temos mais opções de materiais. Temos uma melhor reprodutibilidade das peças. O tamanho da mesa de impressão é maior, para que possamos gerenciar mais peças imprimindo ao mesmo tempo”.

De olho no futuro

Quanto ao futuro, a L’Oréal tem grandes planos. É claro que existe o potencial de produção em massa, bem como produção em pequenos lotes, perfeita para a fabricação de produtos personalizados para clientes individuais – semelhante à personalização vista no Le Teint Particulier (subsidiária da L’Oréal), Lancôme, uma base misturada na própria loja para combinar com a cor de pele específica do cliente. Ao todo, a empresa espera revolucionar o setor de autocuidados e beleza. “Queremos mudar para uma empresa de tecnologia da beleza”, disse Debauge. “Com a impressão 3D, passaremos por enormes e novas experiências de beleza para todos os nossos consumidores.” Pronto para descobrir o que a impressão 3D pode fazer pelo seu setor? Faça o download gratuito do nosso e-book sobre ‘como introduzir a impressão 3D no seu negócio‘ e comece agora.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

Preencha seus dados e receba
o contato de um especialista

Prometemos que será rápido!

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS

Entraremos em contato

Preencha seus dados para falar diretamente com a pessoa certa.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Preencha seus dados