A inserção de uma impressora 3d desktop profissional para o desenvolvimento de produtos tem contribuído para os processos de criação na Fortlev, líder nacional na fabricação e venda de reservatórios de água e com grande participação no mercado de tubos e conexões em PVC.
Alinhada ao seu objetivo de ser referência em soluções para armazenar água, a Fortlev inova seus processos a cada lançamento, sem perder a tradição. Foi dessa forma que a empresa chegou até a Wishbox e a impressão 3D como uma solução para protótipos e teste de novos produtos.
Confira algumas inovações práticas aplicadas pela empresa a seguir.
Metodologia ágil com Impressão 3D
A implementação da impressora 3D para o desenvolvimento dos produtos foi alinhada à técnica de gestão de qualidade chamada Poka Yoke, usada pela empresa.
Esse sistema de inspeção de origem japonesa, consagrado na gestão de processos industriais, tem como objetivo prevenir riscos de falhas humanas e corrigir eventuais imperfeições antecipadamente.
Try-out aprimorado
A fase do try-out ou teste prático é fundamental para a definição dos padrões de um molde para a injeção de plástico. Através dessa etapa, é possível obter um melhor desempenho aos moldes e, em sequência, a sua aprovação.
Verificar o funcionamento mecânico, vazamentos, acabamento das cavidades, dureza de elementos de desgaste, padrões de espessura, entre outros detalhes, são partes desse processo.
Os métodos aplicados anteriormente geravam uma quantidade limitada de protótipos na fase de testes e demandavam grandes investimentos monetários.
A possibilidade de testar protótipos impressos em 3D “dentro de casa” traz mudanças significativas nessa dinâmica, pois permite quantos protótipos forem necessários, a um custo muito baixo e rapidamente.
“Ao investir na tecnologia 3D a empresa ganhou mais precisão e agilidade nos processos de criação além de experimentar e garantir a qualidade da entrega ao cliente antes mesmo do início da produção em série” – Vitor Torres, Sócio e Diretor Industrial da Fortlev
Além de protótipos
Após a implementação da tecnologia de manufatura aditiva pela Wishbox, a Fortlev enxergou ainda mais possibilidades com a impressão 3D, como por exemplo a impressão de moldes para formação de peças em borracha.
Estas peças são utilizadas para testes de resistência a rasgos em mangueiras ou para produzir superfícies macias e flexíveis em pegadores, maçanetas e puxadores.
Novos lançamentos
A incorporação da impressão 3D contribui para o lançamento de novos produtos ao mercado, como é o caso da Torneira de Boia Fortlev, um produto inovador no segmento.
Com tecnologia pioneira na indústria nacional de materiais de construção, o produto faz parte da linha de acessórios para Caixa d’Água da FortLev.
Os resultados da Fortlev, com a impressão 3D contribuíram para a redução de custos em seus processos de criação, ajustes de moldes para protótipos e para lançamentos mais rápidos e eficientes ao mercado.
Para conhecer mais sobre a impressão 3D, confira as histórias de sucesso da Ambev, Embraco e Riosulense, ou baixe nosso e-book COMO APLICAR IMPRESSÃO 3D NA INDÚSTRIA, preenchendo o formulário abaixo.