Durante períodos de crise econômica, instabilidade política e/ou comercial, as empresas devem desenvolver estratégias bem elaboradas para se manterem firmes e assegurar seu espaço no mercado.
Devido a atual pandemia do COVID-19, vários economistas esperam uma recessão econômica – enquanto muitos empresários afirmam que já está acontecendo e prejudicando gravemente seus negócios.
Essa fase será difícil para os brasileiros, e o impacto no setor industrial pode ser particularmente devastador caso novas estratégias não forem adotadas.
Tempos difíceis exigem atitudes inovadoras.
Sendo assim, as indústrias precisarão buscar maneiras não só de reduzir custos, mas de melhorar seus processos, operações e modelo de negócios.
Neste artigo, vamos apresentar insights, ferramentas e dicas valiosas para ajudar sua indústria a superar a próxima crise econômica (e até lucrar). Confira:
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1- Encontre novos nichos
O comportamento do mercado consumidor em tempos de crise pode mudar drasticamente. Estar atento às tendências e procurar novos segmentos-alvo durante uma recessão pode te levar à grandes oportunidades de negócios. Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Parafraseando o publicitário Nizan Guanaes, “enquanto eles choram, eu vendo lenços” , tem a ver com enxergar possibilidades em momentos difíceis! Os problemas já existem, o que precisamos é de soluções! Encontrar uma maneira de atender àqueles que estão sofrendo, seja com preços mais baixos ou com novas soluções, pode alavancar o desempenho da sua empresa. Pense em projetos que provavelmente serão relevantes para os consumidores durante a recessão, e ajuste sua oferta de valor para essa situação. Não pergunte a si mesmo qual é o valor da sua oferta, mas qual será o valor para os seus clientes em tempos econômicos ruins. De fato, pode ser ainda mais importante deixar o valor percebido pelo cliente definir O QUE você oferece, COMO e QUANDO. Se os clientes devem priorizar de maneira diferente nesse momento, você também deve!2- Fique atento às taxas de juros
É quase contra-intuitivo; você pensaria que se o mercado despencar os bancos terão receio de dar dinheiro barato a credores, não é mesmo? Mas não é isso o que acontece! Lembre-se, os mercados são ditados pela simples lei da oferta e demanda. Os bancos precisam emprestar dinheiro para você para ganhar dinheiro com isso. Então, quando a economia está em baixa, o oposto tende a acontecer; e consequentemente as taxas e juros caem. Uma crise econômica gera pessimismo, por isso é natural segurar e apertar o cinto, mas é isso que todo mundo está fazendo. Isso significa que a concorrência é muito menor e que os preços dos ativos caem! Portanto, verifique se há dinheiro suficiente em caixa (ou a crédito barato) para tirar proveito do mercado potencial que uma recessão traz. *Ah! Além disso, com o aumento do desemprego, também será mais fácil contratar trabalhadores qualificados (e com desconto). Pense nisso como uma oportunidade de expansão!3- Acelere a Transformação Digital da sua empresa
A transformação digital das empresas não é mais uma questão de “e se acontecer”, mas sim uma questão de “quando vai acontecer”. E frente à atual crise do COVID-19, muitas organizações já identificaram a necessidade de acelerar sua transformação. A chamada transformação digital, tem como base a tecnologia em prol do ser humano, suas preferências e suas novas necessidades. O exemplo mais expressivo é a utilização generalizada de smartphones. Esses pequenos computadores de uso fácil e intuitivo foram adotados por pessoas de todas as idade e classes sociais. Somado à democratização da internet (banda larga; 3G; 4G), hoje qualquer pessoa tem acesso à informação do mundo na palma da mão. Por isso, muito além dos aspectos de nossa vida pessoal, a tecnologia está influenciando drasticamente os setores empresariais, e ter a comunicação da sua empresa voltada ao universo digital é o primeiro passo da dessa revolução. São utilizados conceitos de Tecnologia da Informação, metodologias ágeis e indústria 4.0, que visam a adoção de processos automatizados entre diferentes setores para uma produção mais rápida, segura e produtos e serviços mais conectados com as necessidades do cliente. Isso abrange a complexidade de repensar os processos, os modelos de negócio e a experiência do cliente por meio de uma completa imersão na tecnologia digital. Você pode refletir sobre algumas diretrizes para incorporar a transformação digital no seu negócio:- Repense os processos atuais da empresa em torno de ferramentas digitais.
- Incorpore meios para digitalizar / automatizar seu produto / serviço.
- Promova o desempenho comercial da marca através de conteúdo online.
- Use o meio digital para explorar novos mercados e modelos de negócio.