A impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma técnica de fabricação super moderna que utiliza a tecnologia de concepção de sólidos tridimensionais. Em outras palavras, por meio da formação de camadas sucessivas de material, essa tecnologia consegue criar qualquer forma com bastante precisão. A impressão 3D tem sido aplicada em diversas áreas, inclusive no desenvolvimento de carros.
A agilidade desse processo está mudando a maneira como os engenheiros elaboram novos veículos. A impressão de protótipos se tornou muito mais rápida e flexível em comparação aos processos convencionais. Confira no post de hoje como tem sido utilizada a impressão 3D no desenvolvimento de carros.
Pioneirismo
A Ford é a montadora pioneira no uso da prototipagem, e vem utilizando, cada vez mais, essa tecnologia em novos veículos. O investimento na impressão 3D no desenvolvimento de carros fez com que a montadora americana conseguisse reduzir significativamente o tempo de criação e execução de diversos projetos. Veja melhor como a prototipagem acelera o desenvolvimento de novos produtos.
No desenvolvimento do novo Ford GT, por exemplo, foram utilizadas impressoras a laser para produção de diversas partes do veículo. O volante do esportivo, que é inspirado nos utilizados em carros de Fórmula 1, foi um componente desenvolvido por meio dessa técnica.
A empresa também oferece aos fãs de automobilismo a possibilidade de fazer download de alguns modelos para imprimir as miniaturas em casa. A Ford disponibiliza diversos modelos como Mustang, F-150 Raptor, vários modelos de Focus, Ford GT entre outros, atendendo aos mais diversos públicos.
Maior velocidade e menor custo
Projetos que antes poderiam levar cerca de 5 meses para serem desenvolvidos e custar milhões de dólares para as montadoras, com a utilização de impressoras 3D podem ser produzidos em poucos dias e custando alguns milhares de dólares. A produção de protótipos através dessa tecnologia não necessita do uso de ferramentas e mão de obra especializada como nos métodos tradicionais. Desta maneira, a impressão 3D reduz significativamente o tempo de desenvolvimento dos projetos, conseguindo-se criar protótipos em poucas horas e com baixo custo.
As máquinas de impressão 3D funcionando 24 horas por dia se tornaram grandes aliadas dos engenheiros para projetar peças nunca antes imaginadas e em velocidades impressionantes.
Leia mais sobre a utilização de impressoras 3D por engenheiros e designers.
Construindo um protótipo funcional
Com peças impressas em 3D, aliadas de componentes externos, a Wishbox adaptou um projeto de motor Zetec da Ford, encontrado no site Thingiverse, e o tornou em um modelo funcional operado por motor elétrico. O resultado pode ser conferido abaixo:
As aplicações em impressão 3D são de grande importância para a obtenção de protótipos de qualidade com custo e tempo de produção reduzidos, tornando assim a prototipagem rápida a forma mais custo-consciente de desenvolver projetos. O motor em questão se enquadra em protótipo funcional, uma vez que consegue desempenhar o intuito do design original. O modelo Zetec, em específico da Ford, marca a história como um nome muito reconhecido em motores de quatro cilindros – o nome inclusive foi trazido para outros modelos, sendo um deles o Zetec R V8, que na formula 1 foi o motor que trouxe a primeiro título mundial de Michael Schumacher.
O que esperar no futuro
Observando os impactos que a tecnologia de impressão 3D no desenvolvimento de carros já trouxe para o presente, pode-se projetar a expansão do seu campo de atuação. Para além da prototipagem em pequenas peças, o próximo passo são outros componentes como peças para carros antigos, feitos de plástico ou resina, assim como para carros de luxo, cuja série de produção é pequena ou limitada.
Em termos de futuro, esse processo fará com que as montadoras não necessitem manter estoques dessas peças – elas poderão manter somente um acervo de arquivo digital para imprimir a demanda e a escala necessária. Dessa forma, será possível realizar a montagem rápida desses componentes quando necessário e a liberação do veículo pronto será muito mais eficiente.
À medida que essa tecnologia se aperfeiçoa, garagens e oficinas poderão ter impressoras 3D e desta forma criar suas peças de reposição e realizar os reparos com maior facilidade e em menor tempo.
No futuro, as aplicações da impressão 3D podem ser as mais diversas. Nos dias atuais, a Ford já disponibilizou, nos Estados Unidos, impressoras 3D para se realizarem projetos fora da indústria automotiva, criando réplicas de esqueletos de dinossauros, mamutes e carros em miniatura.
Agora nos diga, você já sabia como era utilizada a impressão 3D no desenvolvimento de carros? Comente e compartilhe sua opinião!