Engenharia Reversa de Turbina com Scanner 3D EinScan Pro 2X (estudo de caso)
A impressão 3D revolucionou o mundo da manufatura e com ela vimos o surgimento do scanner 3D mais acessível. As peças que antes exigiam moldagem customizada às vezes podiam levar semanas entre o design inicial, a criação do molde e o transporte.
A impressão 3D ou a manufatura aditiva reduziram esse tempo a uma fração do que era antes. Imprimir uma peça que levava semanas para montar e agora pode levar apenas algumas horas, dependendo do tamanho e do material.
A maior parte do processo de fabricação agora é gasta no design, na criação do arquivo CAD para a peça desejada. A digitalização 3D está aliada ao processo de design, assim como a impressão 3D está para a manufatura; uma forma revolucionária de economizar tempo e dinheiro, simplificando todo o processo. Isso torna o EinScan a ferramenta perfeita para engenharia reversa.
Escaneamento de uma Turbina – Estudo de caso
A Print3DD.com, da Tailândia, conhece bem o processo de fabricação. Mais recentemente, eles concluíram um projeto de engenharia reversa usando o scanner 3D multifuncional EinScan da SHINING 3D.
O EinScan é único por ser um scanner 3D multifuncional, o que significa que pode operar como um scanner portátil ou montado em um tripé. Isso é ideal porque o scanner é capaz de escanear uma ampla gama de objetos usando qualquer um dos métodos.
A outra coisa que diferencia o EinScan é que cada scanner vem com uma licença para o Solid Edge SHINING 3D Edition, da SIEMENS PLM. Este software é a ferramenta de design perfeita, permitindo que você faça engenharia reversa em digitalizações feitas pelo scanner.
Para este projeto específico, a Print3DD precisava fazer a engenharia reversa de uma pequena turbina para a qual eles não tinham um arquivo CAD. A turbina era uma parte menor com lâminas simétricas que podem ser difíceis de escanear sem o uso de marcadores ou alvos para referência.
Felizmente, a mesa giratória automatizada do EinScan tem marcadores de referência integrados, permitindo a captura de pequenos pedaços sem o uso de alvos. A turbina foi colocada na mesa giratória automatizada e o scanner montado no tripé. Usando o modo de “digitalização fixa” do EinScan, eles foram capazes de automatizar o processo de digitalização.
Em minutos, eles fizeram um escaneamento completo e de alta precisão da peça que queriam fazer a engenharia reversa e modificar. O arquivo foi salvo e exportado diretamente para o software de design.
Usando o Solid Edge SHINING 3D Edition, eles importam os dados digitalizados para o software e os alinham. A partir daí, o processo de engenharia reversa começa. Embora essa parte do processo leve mais tempo do que a digitalização, ainda é muito mais rápida do que projetar e modificar uma peça do zero.
Os engenheiros da Print3DD usam as ferramentas do software para definir os recursos de que precisam para extrair, o cilindro, a base e as lâminas. O Solid Edge permite que eles corrijam imperfeições na peça digitalizada para que o arquivo CAD final atenda aos seus requisitos.
Criando Plano de Referência
Criando esboço
Base da engenharia reversa
Depois de identificar as superfícies e corrigir a digitalização, eles começam a personalizar a peça usando os parâmetros dos dados de digitalização. Como as lâminas da turbina têm formato simétrico, apenas uma lâmina precisa ser submetida à engenharia reversa e, em seguida, duplicada usando recursos do software.
Ao terminar, o Solid Edge oferece a eles uma comparação da peça final com os dados de digitalização. O arquivo concluído pode então ser usado para personalizações, simulações e impressões 3D adicionais.
Extraindo a superfície da lâmina
Engenharia reversa de uma única lâmina
Combine e refine
Para mais informações sobre este projeto, confira o vídeo completo aqui e conheça também um pouco mais sobre os equipamentos de escaneamento 3D e impressoras 3D revendidas pela Wishbox no Brasil.