O uso da impressora 3D por designers e engenheiros vem crescendo a cada dia, e não é por menos, essa tecnologia traz benefícios revolucionários para o ambiente de desenvolvimento de produtos.
Além do mais, as impressoras 3D já estão muito mais acessíveis do que talvez você pense, e com elas pode-se realizar protótipos rápidos e testes, que aliados às técnicas certas, podem proporcionar maior qualidade nos seus produtos e diferencial no mercado.
Você quer entender de uma vez por todas por que usar impressora 3D no desenvolvimento de produtos é tão vantajoso? Então leia a seguir.
Entenda a revolução
Uma impressora 3D pode ser uma aliada muito estratégica no seu desempenho para o desenvolvimento de produtos, especialmente quando aplicada em conjunto com táticas como o design thinking e metodologias ágeis, como já falamos aqui no Blog.
As tecnologias de impressão 3D viabilizaram uma revolução chamada “prototipagem rápida”, que refere-se à criação de modelos para validação de conceito logo no início do estágio de desenvolvimento, com baixa burocracia, e quantas mais vezes forem necessárias, de forma quase “instantânea”.
Usar uma impressora no desenvolvimento de produtos traz vantagens como:
- Redução de Custos
- Redução de tempo
- Maior qualidade do produto
Alguns dizem que isso também poderia ser feito com outras técnicas de fabricação digital, como a usinagem CNC, visto que o processo também tem origem em um modelo digital CAD, que pode receber melhorias e ajustes necessários de forma rápida.
Mas comparando este método, a impressora 3D vem como solução mais rápida e mais fácil, podendo fabricar peças que antes seriam trabalhosas demais de serem feitas, ou teriam que ser terceirizadas e cara demais.
A impressão 3D permite que os projetistas tenham liberdade na criação de protótipos de seus projetos em tempo real, e isso abre diversas oportunidades de aperfeiçoamento, que talvez seriam negligenciadas.
Redução de tempo
Alguns projetos que antes demoravam 5 meses para ficar prontos e custavam milhões de dólares, hoje com o uso da tecnologia de impressão 3D podem ser produzidos em poucos dias e custar muito menos.
Veja como a empresa Wöhler reduziu em 70% o tempo de entrega com a prototipagem rápida:
Perfil: Fabricante internacional de tecnologia de metrologia e inspeção. Fundada em 1932, a empresa familiar emprega hoje mais de 150 funcionários em sua sede em Bad Wünnenberg e também fora da Alemanha.
Desafio: Criar protótipos funcionais semelhantes em aparência e funcionamento, na preparação de um novo produto para fundição e manufatura.
Solução: Usando as impressoras 3D e dois materiais de engenharia diferentes, a Wöhler produziu internamente um gabinete de alta qualidade e um teclado flexível como protótipos funcionais, substancialmente mais rápidos e a um custo menor comparado a outros métodos de fabricação.
Redução de custos
A redução de custos no desenvolvimento de produtos é uma das grandes aplicações da manufatura aditiva. Benefício este que atribui um ROI (Retorno Sobre Investimento) muito mais rápido.
Sylatech e a redução de custos no processo de fundição:
A Sylatech é uma empresa de fundição alinhada ao conceito da Indústria 4.0, que utiliza impressoras 3D para acelerar seu processo de desenvolvimento de produtos. A empresa oferece serviços em usinagem CNC, radiofrequência e fundição. Há mais de 53 anos no mercado, possui clientes nas áreas aeroespacial, defesa, médica, automotiva e de construção.
Eles conseguiram reduzir em torno de 98% os custos com a prototipagem à partir da manufatura aditiva.
Para criar um modelo de cera, a Sylatech precisava criar ferramentas especiais. Normalmente, um projeto que usa diretamente essas ferramentas leva cinco semanas para desenvolver a primeira peça de metal. Ajustar o ferramental, quando modificações são necessárias modificações no projeto, custa aproximadamente, £ 500 por ajuste.
Atualmente com o uso de impressoras 3D Ultimaker, cada peça custa em torno de £ 10.
Fique por dentro da história da Sylatech clicando aqui.
Com agilidade na criação, a impressora 3D desktop permite que você crie, teste e valide vários componentes de forma mais acessível. Outra grande vantagem, comparada com outros métodos de fabricação, é a liberdade de construção de geometrias complexas.
Consequentemente, é mais simples fazer protótipos estéticos para validação do design, sendo possível construir protótipos funcionais e testar a utilidade e eficiência de projetos.
Devido a sua capacidade de atingir precisões incríveis, pode realizar testes volumétricos, para validar encaixes, dimensões e ergonomia.
Native Union e a otimização de seus designs
A empresa Native Union, fundada em 2009 por John Brunner e Igor Duc, cria acessórios de tecnologias que são projetados para aprimorar a experiência do usuário, usando materiais da mais alta qualidade.
Para colocar os produtos no mercado, uma prototipagem rápida e econômica é essencial – e é aí que entraram as impressoras 3D Ultimaker!
O projeto “Eclipse”, que apresenta peças e mecanismos prototipados em uma impressora 3D Ultimaker, é um hub USB de 3 portas, projetado para gerenciar cabos e otimizar a experiência de carregamento do dispositivo do usuário.
Ele também oferece carregamento mais rápido, uma entrada extra com maior comodidade e um design sofisticado e elegante.
“Usamos a impressão 3D para testar algumas peças e mecanismos internos”, conta Igor. “Foi uma ótima maneira de experimentarmos novas ideias rapidamente.”
Ao ser capaz de experimentar várias iterações, a Native Union pode identificar rapidamente quais designs funcionaram e quais não deram certo – algo que não poderia ter sido alcançado sem uma impressora 3D interna.
A impressão 3D permite acelerar o processo de refinamento e auxilia na tomada de decisões difíceis no processo de design, melhorando assim o resultado final.
A empresa continua focada no desenvolvimento de recursos tecnológicos de ponta e quer continuar aprimorando a forma como as pessoas interagem com seus dispositivos de tecnologia.
A impressora 3D dá a eles o poder de continuar construindo e aprimorando protótipos, dando-lhes uma visão melhor dos produtos que estão projetando e ajudando a informar suas decisões de design.
Conclusão
A impressora 3D nunca esteve tão em alta como nesse momento de transformação digital. Contudo, ainda nem todas as empresas a utilizam por falta de conhecimento.
Hoje no mercado já existem impressoras 3D desktop com desempenho profissional, garantindo um ótimo custo e benefício. Você pode conhecer esses equipamentos visitando o site da Wishbox, que além da venda ainda te dará todo o suporte para implementar a tecnologia na sua empresa.