Se a manufatura enxuta (lean manufacturing) tivesse um lema, seria “trabalho mais inteligente, não mais duro”.
E esse lema é mais relevante do que nunca – já que a economia sob demanda e a personalização do cliente continuam dominando as tendências do produto.
Portanto, não é difícil ver por que a produção lean continua ganhando força entre os fabricantes.
Fabricar os produtos da “maneira enxuta” é reduzir o desperdício e as ineficiências fabricando produtos em quantidades menores.
Isso é relevante quando existem poucos mercados inovadores, e os que existem são pequenos, maduros e altamente saturados.
Para reduzir o risco, hoje os fabricantes preferem produzir volumes mais baixos de produtos altamente segmentados e direcionados ao usuário, em vez de produzir muitos produtos genéricos em massa para usuários genéricos.
Mas que papel a impressão 3D interna pode desempenhar para manter sua manufatura enxuta e ajudar sua empresa a se manter à frente da concorrência?
Vamos explorar os cinco princípios da lean manufacturing, analisando algumas histórias de sucesso:
1. Defina valor
Determinar o que o cliente está disposto a pagar nunca é uma tarefa fácil.
Pesquisas, entrevistas, grupos de debate: existem centenas de métodos de pesquisas qualitativas e quantitativas.
Para a fabricação de produtos, todos envolvem testes de protótipos e iterações.
A terceirização da fabricação de iterações de produtos é cara e consome muito tempo.
É por isso que a Bose começou a usar suas próprias impressoras 3D da Ultimaker para prototipar seus fones de ouvido BOSEBuild.
Isso resultou em testar protótipos mais rapidamente e de acordo com o valor do cliente.
Leia também: Como as impressoras 3D aceleram o processo de desenvolvimento de produtos
2. Mapeie o fluxo de valor
Mapear o fluxo de valor significa encontrar o caminho de menor resistência para oferecer valor ao cliente.
Toda atividade precisa contribuir diretamente para produzir e entregar valor – as etapas intermediárias que mostram valor fora desse sistema precisam ser eliminadas.
A Riosulense costumava passar por uma série de processos de produção apenas para criar um protótipo.
O uso interno das impressoras 3D permitiu eliminar uma série de etapas desnecessárias, mantendo seu fluxo de valor restrito, eficiente e eficaz.
Leia mais sobre o caso da Riosulense
3. Crie um fluxo
Se o fluxo mapeado for lento, deve ser substituído – criar fluxo é sobre ganhar velocidade.
Mesmo que cada passo em uma linha de produção agregue valor, um pequeno ajuste aqui ou ali pode fazer com que todo o sistema melhore.
Depois que os engenheiros da Ford descobriram que podiam produzir com eficiência peças e ferramentas personalizadas com impressão 3D interna, eles decidiram aproveitar a oportunidade criando uma equipe dedicada à manufatura aditiva.
Usando a tecnologia de impressão 3D FDM, a equipe acelerou sua inovação e criou 50 ferramentas adequadas para os objetivos dos operadores da linha de produção.
Veja um vídeo completo sobre o case da Ford
4. Produza sob demanda
Produzir sob demanda significa ser capaz de produzir o necessário em vez de manter um estoque.
Por outro lado, o inventário digital permite registrar o valor do cliente em um sistema.
Um sistema baseado na produção sob demanda busca a entrega just-in-time: eliminando na medida do possível o estoque e os itens de trabalho em processo.
Ao trabalhar de forma retroativa às necessidades dos clientes em tempo real, os fabricantes podem garantir que todas as atividades contribuam diretamente para a geração de valor.
Não pode haver melhor exemplo de sistema de manufatura sob demanda do que o uso das impressoras 3D da Tarso Marques Concept para produzir suas peças personalizadas para uso final sob demanda.
Veja o vídeo sobre o caso da Tarso Marques Concept
5. Busque a perfeição
Se os quatro princípios acima foram etapas práticas que você pode adotar para melhorar seu processo de produção, buscar a perfeição é adotar uma atitude geral de melhoria contínua.
Ao eliminar “bom o suficiente” do seu vocabulário e não se acomodar, você pode continuar a procurar soluções e alcançar pequenas conquistas.
Foi pensando nisso que a Heineken instalou um laboratório de impressão 3D no meio de sua fábrica em Sevilha, Espanha.
Usando impressoras 3D para analisar, otimizar e criar continuamente ferramentas e recursos de valor agregado para suas linhas de produção, a Heineken está estabelecendo o padrão-ouro para buscar a perfeição.
Desde o início de seu projeto piloto, a equipe imprimiu e validou localmente um grande número de peças de reposição, auxiliares de fabricação e até dispositivos de segurança.
Agora eles podem ser enviados para serem impressos em 3D em outras fábricas ao redor do mundo.
Ao aplicar o modelo de distribuição digital e manufatura aditiva local, eles descobriram que mesmo as pequenas conquistas se somam rapidamente para produzir economias e eficiências ainda maiores.
Conclusão: Fique enxuto com a impressão 3D dentro de casa
Da mesma maneira que os humanos evoluíram com base na “sobrevivência dos mais aptos”, as empresas de hoje devem operar de acordo com a “sobrevivência dos mais ágeis”.
Para descobrir como você pode aplicar a impressão 3D para implementar a manufatura enxuta, faça o download gratuito no nosso whitepaper sobre como introduzir impressão 3D no seu negócio: