Aprender como ganhar dinheiro com impressora 3D interessa não apenas a quem busca uma renda extra, mas está aberto a fazer desse o seu novo negócio.
Em cenários de crise ou não, investir no empreendedorismo sempre pode ser uma boa ideia.
E o primeiro passo para isso é se aprofundar em uma área do seu interesse, conhecendo detalhes sobre o mercado e os segredos que o aproximam do sucesso.
É justamente o que acompanha neste artigo.
A partir de agora, vamos trazer os principais motivos para você investir em uma impressora 3D e listar atividades para ganhar dinheiro sem sair de casa.
Acompanhe!
Ou se preferir, ouça esse conteúdo no nosso #Wishcast:
Por que investir em uma impressora 3D?
Um dos primeiros motivos que podemos citar para a compra de uma impressora 3D é que, em geral, esse é um investimento de baixo custo.
Foi-se o tempo em que os equipamentos eram caríssimos e inviáveis ao pequeno empreendedor.
Além de acessível, esse novo modelo de negócio apresenta uma oportunidade de explorar um mercado que, no Brasil, ainda está começando.
Para fazer impressões 3D, o uso de recursos humanos é bem pequeno e o espaço necessário para a produção é quase mínimo quando comparado com outros empreendimentos.
É fácil ganhar dinheiro com impressão 3D?
Não existe dinheiro fácil, mas dá para ter bons ganhos com a impressão 3D com planejamento, estratégia e escolhas acertadas.
Conforme citamos antes, esse é um modelo de negócios que exige um investimento inicial pequeno e que quase não depende da contratação de funcionários ou locação de espaço comercial.
Extremamente rápida, a impressão 3D conta hoje com máquinas que vêm configuradas de fábrica, o que significa que você só vai precisar ter matéria-prima para começar a produzir.
Como ganhar dinheiro com impressora 3D
Entendidos os motivos e ciente de que é possível ganhar dinheiro com impressão 3D, vamos em frente.
A seguir, você descobre o que fazer com impressora 3D para gerar renda.
Nossas sugestões se voltam a sete nichos de mercado que podem ser explorados pela tecnologia.
Mas as oportunidades não acabam aqui.
Quem sabe outras ideias não surgem enquanto você lê a nossa lista?
Leia também: Material Para Impressão 3D: Conheça os Tipos de Filamentos e Saiba Qual Escolher
1. Produtos personalizados
Não é de hoje que o mercado de produtos personalizados tem se destacado como oportunidade de negócios.
Aqui, a impressão 3D pode tanto ser utilizada para produzir objetos simples como lembranças de festa ou hastes de barbear customizadas como também peças mais robustas, como partes de carros ou até calçados.
As possibilidade de personalização com impressora 3D são infinitas e você pode ganhar dinheiro com isso, especialmente se você dominar ferramentas de modelagem 3D.
2. Gastronomia
A gastronomia é outro nicho de mercado que pode ser explorado pelo proprietário de uma impressora 3D.
Pela internet, é crescente a demanda por cortadores de biscoitos personalizados, além de outras ferramentas utilizadas na confeitaria, como formas para bolos com designs diferenciados.
3. Decoração
Quem não gostaria de ter na decoração de sua casa uma peça personalizada e única?
É com isso em mente que empreendedores do segmento têm utilizado suas impressoras 3D para a produção de arte e objetos decorativos.
Nesse caso, você pode ser responsável pelo desenho do produto ou trabalhar com peças feitas de acordo com as especificações do cliente.
4. Mercado imobiliário
Sempre que um empreendimento imobiliário é lançado, é comum que a construtora produza maquetes do prédio ou da casa para facilitar a visualização dos interessados pela compra.
O processo de produção de uma maquete, que costuma ser bastante demorado quando feito artesanalmente, ganha velocidade e qualidade ao ser impresso com a tecnologia 3D.
5. Moda
Se é possível decorar a sua casa com itens feitos na impressora, também é possível decorar a si próprio.
Por isso, alguns empreendedores do ramo têm encontrado na tecnologia 3D uma alternativa mais rápida e segura para a produção de pulseiras, brincos, colares e até mesmo jaquetas, bolsas e sapatos.
6. Miniaturas colecionáveis
O mercado de miniaturas colecionáveis cresce no Brasil e existem pessoas dispostas a pagar o preço para ter em sua prateleira artigos exclusivos como miniaturas de carros ou action figures.
Além de possibilitar detalhes finos uma grande vantagem com a impressão 3D é que você não precisa manter estoque e parado e pode ir imprimindo conforme a demanda.
Uma forma de agregar mais valor nesse segmento é com acabamentos e pintura das miniaturas.
7. Dispositivos médicos
Aqui no blog, nós já falamos sobre os usos da impressão 3D na área médica como oportunidade de negócio para o proprietário de uma impressora 3D.
É possível produzir modelos idênticos de fetos de bebês a partir de um ultrassom, seja como lembrança para os pais ou para análise de médicos cirurgiões.
O mercado próteses de baixo custo para amputados já é uma realidade que pode ser explorada, e mais recentemente com o coronavírus houve também uma explosão na demanda por produção de máscaras de proteção individual para hospitais e clínicas.
Como começar?
Se você se interessou por ideias para ganhar dinheiro com impressora 3D, deve estar curioso para saber como começar.
Para responder, preparamos um passo a passo com o que você precisa para tirar seu projeto do papel.
Acompanhe!
1. Escolher nicho para atuar
O primeiro passo deve ser escolher o nicho que você pretende atuar para começar a pesquisa sobre as suas particularidades.
Você pode se inspirar em uma das sete ideias que apresentamos aqui ou optar por outro tipo de produto que acredita ter interesse no mercado.
2. Comprar impressora 3D
Em seguida, é a hora de comprar o equipamento que vai garantir a sua produção.
Pesquise bem quanto custa uma impressora 3D para se programar para a compra, sempre levando em consideração qual será o seu uso para escolher o modelo ideal.
3. Comprar material para impressão
Depois de ter batido o martelo sobre a compra da máquina, você vai precisar também investir no material para a impressão – que seria o equivalente à tinta da impressão comum.
Para ajudar você nessa hora, a gente tem um guia sobre como escolher o filamento para impressão 3D.
4. Criar os projetos
Depois de comprar a máquina e ter os materiais em mãos, é chegada a hora de criar os projetos que serão impressos e vendidos.
Nesse momento, uma boa pesquisa de mercado pode ajudar muito, pois existem algumas plataformas com projetos 3D prontos.
5. Divulgue sua marca
Você vai precisar divulgar sua marca para garantir que o serviço chegue até quem de fato precisa dele.
A internet pode ser uma grande aliada nessa hora, já que oferece opções baratas de marketing com um nível de segmentação preciso.
Assim, você consegue divulgar o seu serviço exatamente para aquelas pessoas que estão interessadas na sua oferta.
Conclusão
Quem não quer ganhar dinheiro, não é mesmo?
Há algum tempo, a impressão 3D vem se consolidando como uma área promissora e que permite empreender em diversos nichos de mercado.
Por isso, ela segue sendo um bom investimento mesmo em momentos de crise econômica.
Com as nossas dicas de como ganhar dinheiro com impressora 3d, e você tem diversas opções para gerar renda com um baixo investimento sem precisar sair de casa. Se você também deseja conhecer o quanto a impressão 3D pode impactar o ROI do seu negócio, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito e veja como a impressão 3 pode transformar a realidade do seu negócio.