O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) irá oferecer 10 milhões em financiamento à soluções na luta contra o coronavírus no Brasil.
A instituição ou empresa que tem o interesse de ajudar na luta contra o coronavírus no Brasil, pode inscrever sua ideia na Plataforma de Inscrições do SENAI até 30 de abril.
Serão selecionados projetos que ajudem a prevenir, diagnosticar e tratar o coronavírus, como a fabricação de mais respiradores mecânicos e o desenvolvimento de testes rápidos de detecção.
Essas soluções podem ser consultorias, metrologias, ensaios e análises, além de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Os projetos devem ser focados em: Diagnosticar; Prevenir; e Combater o COVID-19.
Leia também: Impressão 3D salva vidas durante o surto de coronavírus na Itália
Como vai funcionar o financiamento?
Na categoria “Missão contra COVID-19”, o Edital de Inovação para a Indústria apoia e financia projetos que desenvolvam soluções de impacto aos problemas gerados pela pandemia do novo coronavírus.
Os R$ 10 milhões de recursos serão aplicados em soluções apresentadas por empresas em parceria com os Institutos do SENAI.
Os projetos podem ser em temas como:
Ampliação do número de respiradores;
Desenvolvimento de testes rápidos;
Desenvolvimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) que possam substituir máscaras, luvas e sabonetes;
Reposição de peças e componentes utilizados em unidades de terapia intensiva (UTIs); entre outros.
Os investimentos do SENAI por projeto poderão ser de até R$ 2 milhões, não necessitando de contrapartida financeira ou econômica.
A implantação do projeto selecionado deve ter impacto em 40 dias.
Homologação do projeto
As propostas selecionadas recebem recursos e apoio para desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, de protótipo e de teste na rede de inovação e tecnologia do SENAI e do SESI.
O Departamento Nacional do SENAI irá avaliar a proposta e firmar o contato entre e a empresa e o Instituto SENAI de Inovação ou Instituto SENAI de Tecnologia mais próximo.
A homologação do projeto será informada diretamente no site do Edital e por email.
A instituição também criou um canal de contato com empreendedores que precisem de apoio tecnológico.
Uma solução rápida e eficaz para novos projetos
Produtos que auxiliam no combate e prevenção do coronavírus devem ser desenvolvidos com muito mais velocidade do que em qualquer época, é aí que a impressão 3D pode se tornar uma grande aliada!
A prototipagem com impressoras 3D é a solução mais rápida para se validar um novo conceito de produto hoje.
Projeto de uma válvula para bomba de oxigênio original vs. impressa em 3D na Itália
É possível obter um protótipo impresso em 3D – 100% fiel ao projeto – no mesmo dia que se tenha modelado o projeto no computador.
Essa tecnologia também pode acelerar a produção, sendo que pequenos lotes de peças podem ser fabricados com impressão 3D, sem a necessidade de encomendar moldes para injeção, por exemplo.
Já parou para pensar de que outra forma poderia conseguir isso?
Além de menores investimentos e desenvolvimento mais rápido, a prototipagem interna na empresa oferece menores riscos de contaminação aos colaboradores.
Deseja ter mais informações sobre como a impressora 3D pode ajudar no desenvolvimento de seu projeto? Clique aqui e fale com um especialista e para todas as suas dúvidas.
A crise mundial devido a pandemia do novo coronavírus, fez com que muitas pessoas tivessem que se reinventar, criando maneiras inovadoras para ganhar dinheiro e…
Ainda não sabemos completamente o que esse “novo normal” significará para a economia global. Mas está claro que a indústria de alimentos e bebidas estão…