Wishbox Technologies

SEAT CUPRA acelera o desenvolvimento de veículos de corrida com manufatura aditiva

A fabricante automotiva CUPRA revelou recentemente os resultados de seu trabalho envolvendo impressão 3D.

A divisão esportiva do Seat Group utilizou a manufatura aditiva para acelerar o desenvolvimento de seu novo veículo de corrida, o CUPRA Leon Competición.

Várias partes, como o módulo do volante e os retrovisores, foram projetados em uma impressora 3D, permitindo à empresa ganhar em agilidade, flexibilidade e eficiência.

“A impressão 3D está se tornando um ponto de virada na indústria automotiva, acelerando os prazos de entrega e a manufatura aditiva já está ajudando os designers a criar peças que não poderiam ser produzidas com outras tecnologias”
Xavi Serra, chefe de desenvolvimento técnico da CUPRA Racing

Leia também: Oficina de Tarso Marques projeta peças personalizadas com impressora 3D

Cada vez mais fabricantes de automóveis confiam na manufatura aditiva.

A Volkswagen, por exemplo, está gradualmente se movendo em direção à produção em massa de peças mais eficientes e leves para seus carros.

Até agora, o grupo afirma que tenha impresso em 3D mais de 10.000 peças!

É preciso dizer que as tecnologias 3D oferecem múltiplas vantagens aos corredores do setor, e o crescimento no setor de materiais para impressão 3D está multiplicando o número de aplicações possíveis.

Materiais compostos, poliamida, metal: as possibilidades ampliam, o que permite que as indústrias encontrem características térmicas, mecânicas e químicas próximas às encontradas na fabricação por injeção.

Xavi Serra, gerente de desenvolvimento técnico da CUPRA Racing, explica: “Nosso principal objetivo é ter muitas peças em menos tempo. Esse método de produção nos permitirá testar rapidamente muitos designs e protótipos. Como o desenvolvimento de veículos agora é feito em paralelo, a manufatura aditiva nos permite reagir rapidamente a qualquer alteração no processo de design”.

Assim, a equipe foi capaz de projetar várias formas e funcionalidades de peças como os retrovisores.

Em um carro de corrida, os retrovisores devem ter a mesma forma que um veículo convencional – no entanto, os engenheiros da CUPRA queriam ir mais longe.

Eles explicam que adicionaram um duto de entrada de ar nos pontos de pressão máxima para resfriar o carro internamente.

As peças foram testadas em um túnel de vento sob as mesmas condições extremas de uma peça de produção padrão e depois na pista de corrida em Portimão, Portugal.

Além dos retrovisores, a CUPRA diz que imprimiu as aberturas do capô em 3D, o módulo de controle do volante, a entrada de ar e os dutos de refrigeração.

As peças foram testadas no circuito e os resultados são muito encorajadores.

Xavi Serra conclui: “A manufatura aditiva é e continuará sendo a chave em inúmeras áreas para transformar em realidade as idéias mais complexas.”

Mais informações: Clique aqui e acesse o site da Seat.

O que você achou do veículo da CUPRA? Comente abaixo ou no nosso Facebook e Instagram!

Assine a nossa newsletter, e receba mais histórias de sucesso e informações relevantes sobre impressão 3D em primeira mão!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

Preencha seus dados e receba
o contato de um especialista

Prometemos que será rápido!

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS

Entraremos em contato

Preencha seus dados para falar diretamente com a pessoa certa.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Preencha seus dados