A experiência de customização ao consumidor
Oferecer experiências personalizadas ajudam as marcas a criarem conexões emocionais com os seus consumidores. Em plataformas digitais, a customização ao consumidor está em qualquer lugar. Os clientes já se acostumaram com experiências que agregam diretamente em suas vidas e refletem seus gostos e preferências. Produtos físicos, limitados pela rigidez da manufatura tradicional, ainda não alcançaram esse patamar. As novas tecnologias estão mudando esse paradigma, abrindo oportunidades para contornar os custos tradicionalmente ligados à produção de milhares de peças personalizadas. Agora, é possível conectar o poder das experiências digitais personalizadas a produtos físicos e, em última análise, forjar conexões pessoais mais profundas com os consumidores. A fabricante de aparelhos de barbear, Gillette, está na vanguarda dessa onda ao comandar seu conceito chamado Razor Maker™ – uma plataforma que serve como um dos primeiros exemplos de peças impressas em 3D de uso final direto ao consumidor. Utilizando as impressoras 3D Form 2 da Formlabs como seu mecanismo de produção, a Razor Maker™ oferece customização ao consumidor que tem o poder de criar e encomendar hastes personalizadas para suas navalhas, com escolha entre 48 designs diferentes, uma variedade de cores e a opção de adicionar texto personalizado. “Nossa parceria com a Formlabs e o poder de suas impressoras 3D permitem que os consumidores opinem sobre como suas lâminas devem ficar. Estamos empolgados em trabalhar com nossos vizinhos de Boston para pilotar este conceito inovador de personalização”, disse Donato Diez, gerente global de marca da Gillette e co-fundador da Razor Maker™. Assista ao vídeo para saber mais sobre a história da Razor Maker™ e como a customização ao consumidor é desenvolvida pela Gillette e Formlabs. Saiba como a Razor Maker™ usa a impressão 3D para produzir produtos exclusivos e como a manufatura aditiva pode catalisar a transformação dos negócios.A liberdade de design e o poder da personalização
O conceito Razor Maker™ liberta o design que é criado da mesa dos designers até o produto final e oferece um vislumbre do futuro dos produtos personalizados em massa.“Combinar nossa melhor tecnologia de barbear com o poder e a flexibilidade da impressão 3D abre um novo mundo de possibilidades de design de produto”, disse Rob Johnson, engenheiro de projeto e co-fundador da Razor Maker™.Com a impressão 3D, a complexidade e a variedade são “gratuitas”; uma impressora 3D não leva mais tempo, energia ou material para fabricar uma forma complexa do que uma forma mais simples, e sem a preocupação com ferramentaria é possível imprimir uma variedade de designs, sem custo extra de produção. Os designers inspiraram-se nas geometrias encontradas na natureza, na arquitetura e na tecnologia para criar formas intrincadas que seriam difíceis ou impossíveis de se obter por meio da manufatura tradicional.
“Isso nos permite pensar sobre a forma de uma maneira que nunca foi possível antes”, disse Rory McGarry, chefe de design industrial da Razor Maker ™. “Em um sentido tradicional, só poderíamos fazer um ou dois desenhos de lâmina por ano, enquanto agora podemos ter uma ideia, criar em 3D, imprimi-lo, olhá-lo, ajustá-lo e dizer que é isso o que nós queremos.”Em última análise, a ausência de restrições de design alimenta a capacidade de oferecer aos consumidores liberdade de escolha. Em um mercado saturado de bens produzidos em massa, o objetivo da Razor Maker™ é oferecer aos consumidores a chance de fabricar lâminas completamente diferentes. “Sabemos que os consumidores de hoje estão procurando marcas que inovam de maneira que eles se expressem – e é exatamente isso que trata esse piloto”, disse Evan Smith, gerente global de produtos da Razor Maker™.
Um fluxo de trabalho para fabricação personalizada
Buscar um nível tão alto de customização ao consumidor exigiu a Razor Maker™ que a equipe re-pensasse completamente sua abordagem de fabricação. As etapas iniciais do processo são totalmente digitais: o consumidor personaliza uma haste do aparelho de barbear exclusivo através do site da Razor Maker™ e o design resultante é convertido em um arquivo 3D. Vários arquivos de design são enviados para uma impressora 3D para serem impressos simultaneamente em um único lote. Cada alça é então lavada, pós-curada, revestida e montada antes de ser enviada diretamente para a porta do consumidor. Anteriormente, a Gillette aplicava apenas impressão 3D para prototipagem, mas os avanços em materiais e hardware tornaram a tecnologia uma opção viável para produzir peças de uso final. A facilidade de personalização é uma vantagem inerente da impressão 3D. A tecnologia elimina a necessidade de ferramentas, não exige investimento inicial em moldes e elimina os custos exponenciais de produzir uma variedade de projetos complexos. Além disso, a fabricação sob encomenda pode ser tão fácil quanto adicionar mais impressoras. A Gillette também está experimentando a automação em processos de produção de impressão 3D, trabalhando com a Formlabs como um dos primeiros testadores do Form Cell, uma demonstração de tecnologia que explora o futuro da impressão 3D em ambientes de produção. Cada vez mais fabricantes estão integrando tecnologias como a impressão 3D de estereolitografia de desktop (SLA) em fluxos de trabalho de produção.“O conceito Razor Maker™ nos permite criar um novo design, imprimi-lo e testá-lo e, no dia seguinte, o design se tornará um novo cabo do aparelho de barbear disponível em nosso site”, disse Johnson. “Isso nunca foi possível antes.”
Repensando a produção e modelos de negócios
A tecnologia em sí não é o grande fator transformador, mas empresas como a Gillete estão aproveitando a impressão 3D para explorar modelos de negócios inteiramente novos que mudam a maneira de como funcionam o ciclo de vida do produto, desde o design até a produção.“Para a Gillette, pilotar a Razor Maker™ representa um passo crucial em nossa jornada de customização ao consumidor, onde novas tecnologias e novos modelos de negócios devem se unir para oferecer produtos tão exclusivos quanto nossos consumidores”, disse Diez.Como você e a sua empresa tem se diferenciado no mercado? Não abra mão da inovação. Abra portas para a customização ao consumidor! Conheça mais da impressão 3D com a Wishbox, solicitando uma consultoria gratuita. Leia mais sobre personalização: Oficina de Tarso Marques cria peças personalizadas com impressão 3D